Caso você ainda não tenha ouvido falar no NRF Retail’s Big Show, é bom saber que esse é um dos eventos mais importantes do setor de varejo no mundo.

Ele acontece anualmente em Nova York, e, durante alguns dias, palestras e feiras de tecnologia que mostram tendências de varejo são realizadas nele.

Digamos que seja uma oportunidade e tanto para conhecer o que de mais moderno e atual está acontecendo no setor, e se atualizar dentro do seu próprio negócio.

Falando nisso, vamos conhecer algumas das tendências que mais bombaram na mais recente edição do evento?

Analytics: soluções para análise de dados

Se teve realmente um grande tema na edição do evento esse ano, podemos dizer que foi o Analytics. A partir dessa ferramenta, o varejista pode agrupar informações pertinentes para usá-las em benefício próprio, aumentando a produtividade e otimizando o atendimento ao cliente.

Um bom exemplo disso é o que a Inteligência Artificial vem fazendo em prol das empresas. Lá na China e nos EUA, o mercado das “máquinas que pensam” já é uma realidade bem palpável. É só olhar como a Amazon Go está interagindo com os seus clientes, por exemplo.

E é isso justamente o que amplia um negócio varejista: proporcionar ao consumidor uma experiência única e gratificante, algo possível graças a essas novas tecnologias.

Experiência plena do cliente: da jornada à experiência

A experiência que um cliente precisa ter em loja física é essencial para ele voltar em outras oportunidades. O melhor de tudo é que nos dias de hoje dá pra aproveitar soluções tecnológicas dos mais diversos tipos, o que acaba dando comodidade e autonomia ao consumidor.

Na recente NRF, foi mostrado, por exemplo, como um cliente pode entrar numa loja por meio do QR Code do app. Após sua identificação, simplesmente escolhe o que quiser, coloca em sua sacola e sai da loja.

Mas, como pode isso?

Simples: através do aplicativo, o cliente fica cadastrado, e assim que ele sai da loja com o produto, o seu valor já é debitado do seu cartão de crédito, e, no prazo máximo de 2 minutos, o recibo é enviado. Imagine só não ser mais obrigado a enfrentar filas nas lojas?

Isso sim é uma experiência e tanto!

Ampla automatização: cada etapa mais dinâmica ainda

Ainda durante a NRF de 2020, uma das soluções para o varejo que mais chamaram a atenção, e que já é uma idéia que vem se desenvolvendo há muitos anos, é a automação das etapas e segmento de um negócio.

Robôs que fazem o trânsito de produtos, drones que atualizam inventários, e até mesmo máquinas que organizam a loja de acordo com instruções pré-programadas foram algumas das mais interessantes tendências mostradas no evento.

Dilema: entre a loja física e a digital

Entre os assuntos abordados nesse evento, um deles precisa ser levado em consideração pelo varejista daqui por diante. A tendência é que os clientes decidam em quais pontos de venda irão fazer as suas compra, se físicos ou virtuais, e isso impactará na escolha do varejista.

Por isso, é importante integrar ambos os canais, pois isso facilita a vida do cliente em muitos aspectos. Essa integração pode ser, por exemplo, o consumidor comprar na loja, e receber em casa, ou comprar na internet, e retirar na loja.

Ideias avançadas: tecnologia que faz tudo

O que não faltam são empresas e mais empresas usando tudo o que a tecnologia tem a oferecer. Tipo: imagine ter um aplicativo que possibilite o cliente ver como o seu rosto fica com determinada maquiagem, e coisas do tipo?

Tudo o que for feito em termos tecnológicos para impactar positivamente é bem-vindo. Na área do e-commerce, por exemplo, há até mesmo um aplicativo criado pela Namogoo que impede o usuário de ver propaganda da concorrência enquanto ele navega em seu site.

Como deu pra notar, a NRF sempre traz novidades impactantes para facilitar a vida de quem é varejista, além de mostrar possibilidades de melhoria para a experiência do cliente em geral.  


Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.