Mais uma grande comemoração está chegando aí para aquecer as vendas de quem tem um comércio, seja virtual, ou físico, e agora é a vez do Natal, sem dúvidas, uma das datas mais importantes do ano (em todos os sentidos).

Vamos saber como preparar a sua empresa para esse momento?

1ª dica: analise os Natais anteriores

O registro das vendas do Natal de anos anteriores certamente dará um norte para as estratégias desse ano, pois, desse modo, você verá o que deu certo, e o que deu errado no passado.

Das informações levantadas, as mais importantes são quais foram os itens mais vendidos em sua loja e quais aqueles que, apesar de tudo, ficaram parados no estoque. Aproveite também e veja quais foram, especificamente, os itens que deram mais lucratividade ao seu comércio.

Dessa forma, você saberá onde, exatamente aplicar os seus recursos financeiros.

2ª dica: deixe o estoque preparado

Preparar o estoque para as vendas de Natal é fundamental em qualquer loja (especialmente nas que têm produtos com alta rotatividade, como cosméticos), pois isso garante que nenhum item irá faltar, especialmente, naqueles momentos de maior movimentação na loja.

E, para conseguir que tudo corra bem com o estoque, este precisa estar devidamente organizado. Para isso, o mais ideal é traçar uma estratégia de arrumação, verificando a disposição dos produtos de acordo com a rotatividade (procura), etiquetando todos, e, obviamente, controlando todas as entradas e saídas.

Existem alguns sistemas de gestão que auxiliam muito nesse processo.

3ª dica: na web, coloque muitas ofertas e sugestões de presentes

Caso a sua loja tenha um ambiente virtual, ou ela seja simplesmente um e-commerce, aproveite a oportunidade para alimentar o espaço quase que diariamente. A primeira coisa a se fazer é tentar criar um espaço dentro de seu site que tenha somente ofertas especiais de Natal, aproveitando, assim, a temática da data.

Pra destacar essa parte do site, você pode fazer uso de um banner, ou um menu especial relacionado a essa comemoração. Trata-se de um espaço que pode funcionar para os seus clientes como uma espécie de “curadoria”, que ajude na hora da decisão de uma compra.

Aproveite a oportunidade também para colocar nesse espaço online sugestões de presentes, já que estamos falando de uma data que permite uma amplitude de produtos para todo tipo de pessoa, de todas as idades. Portanto, crie páginas com dicas para amigo secreto, ou para presentear o companheiro ou companheira nessa data.

É um serviço diferenciado e chamativo para o público em geral. Só lembrando que essa questão de fazer promoções específicas para a data vale tanto para uma loja virtual, quanto uma que seja física, ok?

4ª dica: em caso de loja física, treine bem os vendedores

Esse é um dos momentos do ano (se não, o maior momento) em que a movimentação de todas as lojas aumenta consideravelmente. Com base nisso, é necessário fazer um prognóstico de quantos clientes serão atendidos nesse período, e, com base nisso, saber se é preciso contratar mais funcionários (mesmo que temporariamente).

Feito isso, o recomendável é reunir a equipe e fazer um treinamento tendo por base as melhores e mais atuais técnicas de venda e atendimento. Isso porque todos os seus vendedores precisam conhecer profundamente todos os produtos, e saber qual a melhor forma de vender cada um deles.

Em suma, os vendedores precisam ser ágeis, mas, dando atenção suficiente às necessidades dos clientes.

5ª dica: aproveite a interatividade das redes sociais

É claro que entre os preparativos para as vendas de Natal, o que não pode falta são ações nas atuais mídias sociais, mesmo que a sua loja seja física. Portanto, exponha seus produtos no Facebook, no Instagram etc.

Só lembrando, contudo, que cada rede possui a sua própria característica. Por exemplo, no Facebook, você pode criar um “carrossel” de imagens dos seus produtos, com preço e link para a compra. Já no Instagram, além dessas imagens, ainda dá pra adicionar um botão do tipo “compre agora”, que redireciona o cliente  para o produto desejado.

E, claro, pra finalizar, faça com que a sua loja entre no clima de Natal, decorando-a por dentro e por fora, fisicamente, ou colocando temas natalinos no ambiente virtual.

Aproveite bem essas dicas, boas vendas e boas festas!