Pois é, mais uma Black Friday está chegando, e com ela, a possibilidade de um aumento exponencial de vendas, e mais a possibilidade de divulgar ainda mais o seu negócio. Mas, você e a sua equipe estão realmente preparados para esse evento?

Então, vamos fazer uma espécie de checklist para você saber o que está faltando.

Ofereça promoções reais e imperdíveis

Infelizmente, devido a alguns lojistas que tentaram enganar o consumidor com promoções que não eram necessariamente ofertas, criou-se um certo estigma negativo sobre a Black Friday, embora a maioria deles realmente dê descontos reais em seus produtos e serviços.

Portanto, contribua para uma imagem positiva do evento, e realmente ofereça promoções que sejam perceptíveis no bolso dos clientes. Claro, é preciso que essas ofertas não lhe prejudiquem, e que estejam em uma margem aceitável de lucro, caso contrário, não valerá a pena.

Dentro dessa perspectiva, uma boa dica é criar combos, inclusive, como estratégia para desafogar aquele velho estoque que anda encalhado. Produtos bastante vendidos + produtos totalmente parados garantem ótimos retornos.

Atenção ao marketing visual

Não tem muito o que discutir aqui: usar e abusar da questão visual antes e durante a Black Friday vai ajudar bastante nas vendas. Os banners, por exemplo, precisam ter a informação que realmente é relevante para o cliente, como porcentagem de desconto, e o quanto a pessoa irá economizar de fato.

O layout dos anúncios também precisa ser chamativo, com as cores certas. Se o seu comércio for virtual, verifique se ele está com fácil navegabilidade, com tonalidades de cores agradáveis e sem muita poluição visual. Se a sua loja for física, atenção para uma vitrine organizada, onde as categorias dos produtos estejam dispostas de maneira que tenham fácil entendimento.

E, quanto ao marketing estratégico?

Um dos pontos que você precisa ficar atento, e que têm que funcionar no dia da Black Friday é o atendimento ao cliente in loco. É preciso que os funcionários estejam prontos para atender o cliente em todas as suas necessidades. No caso da loja virtual, um chat precisará ficar disponível para que o cliente tire suas dúvidas.

É claro que as redes sociais precisam ter papel de destaque na Black Friday. Caso a sua loja não tenha uma página no Facebook e Instagram, não perca tempo e providencie isso. As redes sociais funcionam como ótimos impulsionadores de ofertas.

Como se preparar mais no ambiente virtual?

Aproveitando ainda os benefícios de fazer marketing online na Black Friday, que tal usar uma estratégia para aumentar sua base de e-mails e gerar mais acessos à sua loja? Pelo menos duas semanas antes do evento, dispare campanhas para bases parceiras ou no Google Ads incentivando as pessoas se cadastrarem para receber avisos antecipados de descontos.

Outra boa estratégia para se preparar para esse dia é ter um recurso para recuperar carrinhos abandonados, algo que pode ser útil para aumentar sua taxa de conversão.

Últimas dicas

Antes que a Black Friday chegue, lembre-se de verificar coisas básicas. Entre essas coisas, a sua estrutura. Verificar se o seu comércio dá conta do alto fluxo de clientes que virão. Se for um e-commerce, é preciso entrar em contato com a sua plataforma para garantir que haja suporte para um aumento repentino do volume de acessos.

Além disso, escolha cada um dos benefícios que você irá oferecer. Exemplo: aqueles que terão os maiores descontos deverão ser os produtos mais populares ou aqueles que estão muito parados no estoque. Saiba também como disponibilizar cupons de frete grátis acima de determinado valor, ou mesmo descontos em certas categorias.

E, óbvio: fique bem atento à comunicação com o seu público, seja através de chamadas nas redes sociais, seja através de banners na sua loja. Tudo precisa estar perfeito para que a comunicação com o seu público flua de maneira rápida, dinâmica e fácil.

Com isso em mente, mãos à obra e sucesso na Black Friday!