A Black Friday é um evento que já ficou marcado no calendário todo final de ano, tanto das empresas em geral, quanto dos consumidores. Obviamente que se você tem uma empresa ligada ao ramo de beleza e cosméticos, já deve ter percebido em anos anteriores o potencial que tem a Black Friday para aumentar as conversões.

Portanto, para lhe ajudar a ter ainda mais sucesso de vendas na próxima Black Friday, vamos listar 5 dicas fundamentais para se preparar para o próximo 29 de novembro (data marcada para o Black Friday desse ano).

Fique atento ao seu estoque

A preparação tem a ver, acima de tudo, com antecipação. Nesse caso, é importante antecipar como será o seu estoque para o evento em si. Trata-se de um dos preparativos mais importantes, visto que um dos principais motivos para que o cliente não volte mais em sua loja é justamente a falta de determinado produto no estoque.

Nesse aspecto, o mais recomendado é trabalhar certa “margem de segurança” para que o produto não falte, mas também não encalhe após o evento. Por isso, pra começar a gerenciar bem essa parte do estoque, é preciso levar em consideração o tempo de reposição de um item.

Aproveite também para atualizar o inventário do estoque antes da Black Friday, até mesmo para avaliar se a quantidade de produtos no estoque físico é a mesma que se encontra no sistema, ou na sua loja online. Isso será muito útil para lhe fornecer uma visão daqueles produtos que estão parados há um bom tempo, e poderão ser liquidados na Black Friday.

Ao fazer suas compras para a Black Friday, lembre-se de que você precisa levar em consideração tendências de compras e hábitos dos clientes, pois esses aspectos são importantes para a organização e a operação da loja, fazendo com que você adquira para o estoque somente o necessário.

Não faça promoções “fake”, e sim, promoções de verdade

Outro ponto de antecipação importante é definir desde já quais serão as ofertas que você irá oferecer no evento. Lembrando que não se faz necessário colocar todos os itens da loja a preços promocionais. No entanto, você deve avaliar quais deles podem oferecer mais lucro e competitividade, e trabalhar as ofertas apenas em cima desses produtos.

É preciso levar em consideração também que o Black Friday é um evento que dura bem pouco tempo, e, nesse período, as visitas em sua loja (seja física, ou virtual) serão muitas. Por isso, é preciso pensar em atender o máximo de clientes possíveis. Se a loja é física, os funcionários precisam estar preparados e atentos, e se for virtual, faz-se necessário uma plataforma que segure o grande tráfego de clientes, evitando quedas do sistema que geram abandono.

Nesse sentido, é preciso oferecer promoções reais, pois como o tráfego irá aumentar, essa será a oportunidade perfeita para fidelizar uma boa quantidade de clientes e fechar bons negócios.

Atenção ao prazo de entrega

Se tem uma coisa da qual o cliente é bastante atento é quanto ao respeito pelo prazo de entrega do seu produto. E, como o número de vendas na Black Friday tende a aumentar, é normal que o prazo das transportadoras sofra algum acréscimo. Nesse ponto, estar alinhado com essas empresas é fundamental, e principalmente informar o visitante sobre uma possível demora é fundamental.

Da mesma forma, se houver alguma alteração no sistema de entrega e transporte de produtos, é preciso que o cliente seja avisado com antecedência. Cada detalhe nesse tipo de operação precisa ser minuciosamente pensado. Nesse caso, o ideal seria ter mais de uma transportadora cuidando de suas entregas.

Ofereça um pós-venda adequado

Por mais que você se antecipe em relação à organização de seu empreendimento para uma Black Friday, é comum que um ou outro problema aconteça. E, são esses problemas que precisam estar cercados no seu pós-venda, ou seja, procedimentos que visam auxiliar o cliente em suas necessidades após o fechamento de uma venda qualquer.

Pode ser um produto que veio com defeito, ou simplesmente a demora no recebimento de um item. Tanto faz. O importante é que você saiba como lidar com esses imprevistos para uma melhor satisfação do cliente.

Porém, o pós-venda não é só a resolução de problemas, mas o incentivo ao consumidor para que ele compre mais vezes com você. Dica? Junto com um item comprado na Black Friday, por exemplo, ofereça um cupom de desconto para uma próxima compra. Pós-venda também tem a ver com fidelização, é bom ressaltar.

Aproveite a experiência na Black Friday para os próximos eventos

Sempre temos algo a melhorar, e isso é inegável. E, quando temos exemplos de sucesso, por que não reprisá-los futuramente? Então, aproveite o que deu certo no evento, e aplique em situações posteriores.

Afinal, lembre-se: a próxima grande data após o Black Friday é o Natal, portanto, será muito interessante aproveitar as oportunidades adquiridas no dia 29 de novembro em outras datas comemorativas. Você não irá se arrepender, tenha certeza.

Gostou das dicas para alavancar sua Black Friday? Esperamos que você se saia muito bem. Compartilhe esse post nas redes sociais para ajudar mais empreendedores! 🙂