No empreendedorismo, existem estratégias muito eficazes para aumentar a quantidade de vendas e ampliar o seu público. Uma das que mais conseguem mostrar resultados positivos são as chamadas parcerias, mais especificamente, outras lojas do mesmo ramo que o seu, além de profissionais que sejam ligados à sua área.

Vamos saber melhor sobre isso?

Começando uma parceria de sucesso

Pode parecer lógico demais, mas, para fazer uma parceria de sucesso em sua loja de cosméticos, é preciso saber identificar as empresas corretas, e que ofereçam produtos e serviços que sejam de interesse do seu público-alvo.

Por exemplo, você pode muito bem firmar uma vindoura parceria com salões de beleza, que ofereçam os seus serviços em sua loja de tempos em tempos, como forma de demonstração dos produtos para cabelos. Essa união pode ser feita através de eventos periódicos que você faça em sua loja, o que trará bastante visibilidade tanto pra você, quanto para o salão que esteja prestando serviços ali e também poderá divulga-los para um público seleto.

Aproveite esse tipo de união para oferecer descontos e outras vantagens para os seus consumidores. E, nesse caso é fundamental localizar empresas que tenha a mesma filosofia de mercado que a sua, até mesmo para evitar conflitos futuros.

Em suma, a sua grande preocupação, de início, será encontrar parceiros que somem coisas como valor e qualidade à sua loja. Uma boa forma de conhecer outras empresas é participando de eventos ligados à sua área, como palestras, workshops, e por aí vai.

Uma rede de contatos ampla é tudo o que você precisa

No final do tópico anterior, mencionamos a necessidade de conhecer bons parceiros através de determinados eventos ligados à sua área, não é verdade? Pois bem, só que além de possibilitar encontrar boas possibilidades de parcerias nesses lugares, há também a possibilidade de aumentar sua rede de contatos.

Quanto mais pessoas você conhecer nesses lugares, melhor. E, esse conhecimento vai servir, futuramente, para gerar ainda mais valor para a sua marca. Por isso, não se preocupe em criar muitas conexões com outras empresas, e sim, em criar as melhores conexões. E, isso só é possível através de conhecimento através de uma boa rede de contatos.

Evidentemente que é preciso que o outro lado esteja disposto a trabalhar em parceria, seja uma loja do mesmo ramo de cosméticos que o seu, seja um profissional específico de determinada área dentro desse ramo.

Avaliação da parceria para continuar crescendo

Depois que as conexões forem firmadas com profissionais da sua área, é necessário fazer avaliações periódicas para saber se essa parceria (ou parcerias) está dando ou não algum resultado positivo.

Isso se deve ao fato de que uma parceria também funciona como uma estratégia de marketing, e como tal, precisa de planejamento e de avaliação de resultados. Os objetivos dessa estratégia em sua loja de cosméticos, inclusive, podem ser variados, como aumentar as vendas, fidelizar mais clientes, gerar mais tráfego, ou tudo isso junto. E é por isso que é preciso estabelecer métricas para a avaliação de resultados.

Portanto, monitore sempre como anda a sua parceria, quais são as possíveis falhas (suas ou de seu parceiro), ou simplesmente problemas não tão fáceis de identificar, para que possam ser corrigidos para elevar o nível de performance da parceria.

Conclusão

É claro, como estamos falando de parcerias para a sua loja de cosméticos, que não poderíamos deixar de citar a Bim Distribuidora como parte integrante dessa estratégia, já que uma boa conexão entre varejo e distribuição é fundamental para o aumento de vendas em qualquer empreendimento.

Em suma, se a sua intenção é realmente aumentar as vendas de sua loja, firmar parcerias será, sem dúvida, uma das melhores opções. Lembre-se sempre da máxima: associe-se a empresas que elevem o seu empreendimento, que agreguem valores para ele.

Gostou dessa dica? Compartilhe nas redes sociais:)