Algumas coisas são irreversíveis, e uma delas é o avanço que as redes sociais proporcionaram para as pessoas e negócios. Claro, na maior parte das vezes, quem acessa esse tipo de mídia faz mais por hobby, ou passatempo.

Porém, muitos estão descobrindo o poder das redes sociais para fazer negócios, ampliando o engajamento com o público consumidor. E, uma das áreas que mais têm se beneficiado com isso é a dos cosméticos.

Contudo, nem todos sabem usar corretamente essas ferramentas em prol do seu negócio. Vamos descobrir como fazer do jeito certo, então?

Criação de conteúdo de qualidade e inédito ajuda (e muito)

Um dos grandes erros de quem usa as redes sociais para alavancar seus negócios, é que muitos simplesmente divulgam os produtos que estão à venda e mais nada, e não proporcionam um conteúdo de qualidade para o seu público.

Primeiro de tudo, as redes sociais precisam servir como uma espécie de portfólio indireto, com os seus produtos sendo relacionados a determinados assuntos. Por exemplo, matérias que falam sobre a atual onda de homens cuidando da vaidade pessoal são um ótimo link para promover produtos ligados ao público masculino.

E, lembre-se: o conteúdo, se não puder ser totalmente inédito, que seja, ao menos, relevante para o seu público-alvo. Com isso, ele terá mais chances de ser visualizado e compartilhado pelos usuários daquela rede, e ajudará num crescimento orgânico das suas vendas, já que a visibilidade será maior.

As imagens precisam ter um cuidado redobrado

As redes sociais no geral, são basicamente impulsionadas por imagens, especialmente algumas, como o Instagram e o Pinterest. Portanto, investir em boas fotos é fundamental, especialmente se elas forem criativas e tiverem um apelo mais emotivo.

São coisas que precisam ser pensadas antes de postar qualquer tipo de imagem promocional nas redes sociais. Por isso, antes de colocar qualquer foto nessas mídias, faça o “tratamento” dessas imagens, deixando-as atrativas para o público em geral.

Não se esqueça de postar vídeos

Uma coisa que certamente faz muito sucesso na web são os vídeos. Mais práticos e rápidos para o público do que uma leitura, muitas vezes, cansativa, os vídeos são uma ótima ferramenta para alavancar organicamente as suas vendas.

Evidentemente que o YouTube, nesse sentido, é muito útil, pois se trata da principal plataforma de vídeos no mundo. E, como os cosméticos são produtos que precisam de “demonstração”, vídeos mostrando tutoriais de como usar isso ou aquilo, realmente fazem muito sucesso.

Como divulgar sua loja nas principais redes sociais?

No Facebook

Aproveitar as possibilidades de divulgação no Facebook é algo óbvio, já que se trata de uma das mídias sociais mais populares do mundo. Inclusive, todas as faixas etárias se encontram na rede, de todos os cantos do mundo.

Pra quem ainda não percebeu, o Facebook tem um grande apelo comercial, e colocar seus produtos lá com o link de compra, ou algum conteúdo relevante que possa fazer um link com aquilo que você vende em sua loja, será certamente ótimo.

Você também pode usar o Facebook Ads, e investir em propagandas pagas. Nesse caso, dá pra patrocinar uma postagem que fale sobre determinado produto seu, cujo foco seja o público que você deseja atingir.

No Instagram

Pra conhecimento: a maior faixa do público presente no Instagram é de mulheres entre 24 e 35 anos de idade, segundo dados da própria plataforma. Ou seja, uma quantidade considerável do público-alvo de uma loja de cosméticos, algo que pode ser muito bem aproveitado, se feito da maneira devida.

E, lembre-se: aqui a comunicação é principalmente baseada em imagens, portanto, use e abuse de fotos que sejam realmente instigantes para o seu público. De um modo geral, aqui temos uma rede social que é ideal para “vender um estilo de vida”.

Um ponto alto no Instagram são os chamados Stories, pequenos vídeos de 15 segundos, que desaparecem em 24 horas, e que podem ser usados para avisar que um novo produto chegou a sua loja, ou que determinado evento vai acontecer em breve.

Conclusão

De um modo geral, as redes sociais vêm proporcionando ótimas oportunidades para o comerciante de cosméticos, ele tendo uma loja virtual, ou física. Uma das vantagens em se usar essas ferramentas é que cada mídia dessas tem a própria característica. O Facebook é mais amplo de possibilidades, o Instagram prioriza a imagem, o YouTube é excelente para tutoriais, e por aí vai.

Em suma, quer aumentar organicamente suas vendas? Tenha algum perfil nessas redes socais, ou em várias, e começa, desde já, a divulgar o seu comércio.