Você já ouviu falar de marketing sensorial? Talvez, não, mas é provável que já tenha consumido algo baseado nessa tática, pois ele é mais comum do que se imagina. E, com relação a isso, trata-se de uma ótima estratégia para alavancar as vendas de cosméticos e perfumes em sua loja.

Duvida? Vamos mostrar o quanto essa tática pode lhe ajudar nas vendas.

Mas, afinal, qual a definição de marketing sensorial?

Como bem sabemos, os seres humanos possuem 5 sentidos bem característicos: o olfato, o paladar, o tato, a visão e a audição. O que o marketing sensorial faz é estimular um ou mais desses sentidos em prol do estímulo do consumidor a comprar determinados produtos.

Um exemplo bem claro disso, e que já foi bastante esmiuçado, é no que se refere à propaganda de estabelecimentos de fast-foods. Repare que a grande maioria desses lugares são pintados com cores quentes bem chamativas (amarelo e vermelho). Pois bem, já está provado cientificamente que essas cores estimulam o apetite. Ou seja, esses estabelecimentos estão fazendo uso de marketing sensorial.

Em suma, fez uso de qualquer dos 5 principais sentidos para chamara a atenção do consumidor, faz parte da definição desse marketing. Porém, como utilizá-lo nas vendas de cosméticos e perfumes? É o que veremos a seguir.

Como aplicar o marketing sensorial na área da beleza?

Uma das vantagens dessa estratégia é que, possivelmente, ela já deve estar sendo usada por você, mesmo sem perceber. Um bom exemplo disso é se os funcionários da sua loja de perfumes abordam pessoas fora dela, e oferecem pequenas amostras dos produtos vendidos no lugar.

Por sinal, essas mesmas amostras grátis podem ser oferecidas a clientes que já estejam dentro da perfumaria, com espaços específicos onde os vendedores podem fazer a demonstração de fragrâncias aos consumidores, borrifando alguns perfumes que sirvam a esse intuito.

Caso a sua loja seja de cosmético em geral, que tal também reservar um espaço nela para demonstrações gratuitas, com aplicação de maquiagens em voluntárias, e tudo mais? Dessa forma, você estará criando algo essencial dentro do marketing sensorial, que é a construção de experiência do cliente, fazendo com que ele, literalmente, sinta os benefícios dos seus produtos antes de consumi-los.

Objetivos principais do marketing sensorial

Claro, o princípio mais básico que rege esse tipo de marketing é a possibilidade de vender. Porém, pra chegar a essa finalidade, é necessário que outros objetivos sejam devidamente alcançados. Um deles é que os clientes entrem na loja. Depois, é preciso fazer com que eles fiquem o maior tempo possível, para poderem ter aquilo que chamamos de experiência do consumidor.

Só lembrando que, para isso, duas coisas são fundamentais: conhecer seus produtos e conhecer o seu público-alvo. Isto porque existem determinados produtos direcionados a certos tipos de pessoas.

Por exemplo, numa perfumaria, genericamente falando existem perfumes. aqueles perfumes com fragrâncias mais fortes e outros com aroma mais fraco, com o consumidor tendo a sua preferência por algum deles, e a sua função é proporcionar uma experiência agradável aos clientes através de seus sentidos (neste caso, o olfato).

O mesmo vale para os cosméticos, visto que existem clientes com vários tipos de pele, com tipos diferentes de rosto, de cabelos, e por aí vai. Então, a sua loja precisa estar bem equipada para atender a essa demanda, sempre tentando agradar sensorialmente a sua clientela. Nesses casos, os sentidos mais atingidos são a visão (através da maquiagem) e o do tato (através de uma pele macia e de um cabelo sedoso).

Viu? Não é tão difícil assim usar o marketing sensorial em seus negócios. Com um pouco de organização, a sua loja será um paraíso para quem busca produtos de beleza, e afins.