Muitos que vendem cosméticos às vezes se esquecem de que as estações do ano podem até influenciar no consumo do público, mas, não pode ser motivo de acomodação pelo fato de, teoricamente, o consumidor comprar mais em tal estação, e menos e outra.

É o caso do inverno, por exemplo. Há quem ache que durante esse período, não dá pra vender muitos produtos no setor de cosméticos. Mas, será mesmo?

Vamos provar que não.

O que vender no inverno?

Quando se trata da estação mais fria do ano, é muito comum que pensamos em consumir coisas como roupas mais quentes, ou até mesmo alimentos que deixem a temperatura do corpo ideal. Mas, também há produtos na área de cosméticos que podem ser vendidos nesse período.

Um bom exemplo disso são os hidratantes corporais, ótimos para serem vendidos nas estações mais frias do ano. Afinal, eles combatem o ressecamento da pele, evitando que ela fique com aquele aspecto rachado. Nesse mesmo aspecto, vale ressaltar também os chamados hidratantes labiais, além de gel para pele seca, cujas mecânicas são as mesmas, e podem ter uma boa saída de loja.

E, como estamos falando de hidratação, não somente a pele, mas os cabelos também precisam ser bem cuidados no inverno. Por isso, um ótimo produto para oferecer aos seus clientes são shampoos detox, que, entre outros benefícios, impede o aparecimento de caspa no couro cabeludo, visto que em tempos mais frios tomamos banhos mais quentes.

Um aspecto muito importante de quem gosta de cuidar do corpo, independente da estação do ano, é a pele. Para aqueles consumidores mais exigentes, que querem, além de uma boa hidratação, também estarem bem perfumados, a sugestão é oferecer loções corporais, especialmente, com indicação de uso antes de dormir, à noite, deixando a pele ainda mais hidratada.

Substâncias mais recomendadas nos cosméticos durante o inverno

Possivelmente, a parte do corpo que as pessoas mais se preocupam quando chega o inverno é a pele. Propensa a ficar ressacada devido à variação de umidade, felizmente existem produtos com certas substâncias que podem ser oferecido ao consumidor como uma solução viável a esse problema.

Uma dessas substâncias, por exemplo, é o ácido salicílico, presente em alguns produtos, como loções tônicas faciais. Esse ácido é um dos mais usados no tratamento da acne, além de ter uma ação anti-inflamatória bem consistente. Certamente, o público consumidor de sua loja irá adorar ter essa opção em mão no período do inverno.

Ainda nessa seara dos cuidados com a pele, uma substância muito boa presente em alguns sabonetes líquidos para as mãos é o extrato de aloe vera, o principal ativo da planta babosa. Trata-se de um extrato que, além de hidratar, serve como cicatrizante, ótimo para consumidores de pele sensível, sujeita a irritações.

E, para aqueles consumidores que sofrem com cabelos ressecados, algo muito comum no inverno, diga-se, nada melhor do que condicionadores e máscaras feitas à base de D-Pantenol, uma vitamina que acaba tendo um efeito muito significativo na hidratação do couro cabeludo. Resistência e maciez são outros atributos que fazem os cosméticos com esse princípio ativo terem bastante sucesso de vendas.

Conclusão

Como vimos, dá pra ter lucro na venda de cosméticos em qualquer época do ano, independente da estação, bastando que se conheça as necessidades do seu público, e como suprir essas necessidades.

Lembre-se sempre que inverno é sinônimo, especialmente, de hidratação, seja da pele, das unhas, dos cabelos, etc. Quantos mais produtos você tiver em sua loja com essa característica essencial, melhor.

Então, aproveite bem essas dicas, e boas vendas.