Dentre as lojas de produtos de higiene em geral, as perfumarias são negócios que podem dar muito lucro, mas é preciso que sejam planejadas da maneira correta.

Inclusive, uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é que se trata de um dos ramos mais concorridos do país. Ou seja, caso queira realmente enveredar por esse tipo de empreendimento, o mais indicado é seguir recomendações que facilitem o processo inicial.

E, são justamente essas recomendações que daremos a seguir.

Escolha bem o seu público-alvo

Pode parecer meio estranho pensar em “público-alvo” para perfumes, mas esse é uma das melhores dicas que você pode assimilar. Existem, por exemplo, flagrâncias de diversas faixas-etárias, dos 15 aos 70 anos de idade. Isso faz com que o ramo da perfumaria, por sua vez, seja um dos mais amplos dentro desse segmento de produtos de beleza.

No entanto, lembre-se de um detalhe: ter uma gama extensa com relação ao público-alvo não significa, necessariamente, sucesso de vendas o tempo todo. Afinal, lembremos que se trata de um ramo que possui seus períodos de sazonalidade, onde as vendas podem ser muito altas, para, em seguida, serem muito baixas nos próximos meses.

Além das datas mais significativas do ano, há também aquelas datas mais “isoladas”, digamos assim, e que podem render bons frutos, a depender da divulgação que se faça. O importante mesmo é saber quais produtos que têm, e para qual público. Assim, não haverá risco de estoque parado.

Atente para os produtos básicos de uma perfumaria

Ao iniciar uma perfumaria, você pode comprar os produtos principais que irão compor a sua loja de duas formas possíveis. A primeira delas é através de distribuidores e a outra é por meio de vendedores autônomos.

Neste último caso, os vendedores são especificamente outras lojas que revendem seus produtos com o intuito de obter lucro em cima do valor da compra. É por isso que comprar em grandes distribuidoras como a Bim, portanto, garante algo bem mais lucrativo.

Qual o ideal na hora das compras? Investir em poucos produtos da mesma marca numa boa variedade. Assim, evita-se, por exemplo, o tão temido estoque encalhado. Você pode ainda aproveitar para segmentar a sua loja, fazendo com que ela seja especializada em perfumes importados, ou produtos direcionados somente para mulheres, por exemplo.

Fique de olho na estrutura ideal para a loja

Uma boa perfumaria precisa se focar na exposição dos produtos. Simples assim. Mesmo que o sentido primordial para a apreciação de um bom perfume seja o olfato, é inicialmente no visual que se ganha muitos clientes. Ou seja, o mais recomendado é que o ponto comercial tenha o mínimo de espaço adequado para a instalação correta de gôndolas e prateleiras que permitam uma exposição bem atrativa de seus produtos.

É importante que você preze pela questão da visibilidade, ou seja, os produtos precisam estar ao alcance visual dos clientes. Porém, é preciso cuidado com exageros, pois muita poluição visual acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Uma boa dica é ter um quarto de estoque, deixando alguns poucos produtos iguais na prateleira, fazendo a reposição somente quando for preciso.

Tenha licenças e certificações sempre em dia

O primeiro passo burocrático para abrir uma perfumaria é fazer o que chamamos de “abrir firma”. Em suma, ter uma firma registrada em cartório, independente se é ou não uma sociedade. Além disso, é necessário ter um registro da prefeitura da cidade, da junta comercial, dos bombeiros, e da vigilância sanitária.

Esse processo tem duração de 3 meses mais ou menos, sendo recomendável a ajuda de um contador, cujo objetivo será ajudar na abertura em si da empresa, e na reunião da documentação que é necessário ter antes da abertura da loja.

Abrir uma firma é importante para conseguir o seu CNPJ. Sem ele, você não terá como emitir nota fiscal. Dessa forma, você também terá o serviço de cartão de crédito, que deve ser feito somente em nome da empresa.

Por fim, tenha um ponto comercial adequado e uma boa capacitação de funcionários

Dentre os muitos pontos comerciais que você pode escolher para abrir a sua perfumaria, o mais adequado é aquele que tenha grande circulação de pessoas. Bairros comerciais e centro de comércio em sua cidade são os mais indicados.

Já em relação aos funcionários, o mais recomendado é que sejam, pelo menos, 2 vendedores e 1 caixa, no mínimo. O mais importante é que eles seja experientes ou sejam treinados, e por isso tente fazer cursos para eles, a fim de que possam lidar bem com os clientes.