Uma boa gestão de estoque garante muitos frutos positivos para um comércio, em especial, nas perfumarias. E, ao mesmo tempo, negligenciar esse ponto pode ser altamente prejudicial para o seu negócio.

Então, vamos saber por que a gestão de estoque tem tanta importância assim?

Pra começar: o que é, afinal, uma gestão de estoque?

Também chamada de controle de estoque, essa nada mais é do que a área responsável pela administração e análise de entrada e saída de mercadorias.

Fora isso, trata-se de um mecanismo que fornece dados para que a gestão de compras seja minimamente eficaz. Afinal, se um estoque, por exemplo, está muito cheio, não convém comprar mais mercadorias, pois certamente haverá desperdícios.

Sem contar ainda que esse tipo de gestão auxilia a parte financeira da empresa, garantindo um maior controle sobre custos relacionados ao próprio estoque.

E, quais os benefícios dessa gestão em uma perfumaria?

Sabe aquele velho problema de atraso na entrega de uma mercadoria, caso o pedido seja feito, por exemplo, via web? Pois bem na maior parte dos casos, esse problema se deve à falta de controle no estoque. Imagine, então, a imagem negativa de uma perfumaria que atrasa a entrega do produto ou até mesmo perde a oportunidade de vender pelo fato de a mercadoria não constar no estoque.

Partindo desse princípio, uma das principais vantagens do controle de estoque é justamente a disponibilidade constante de mercadorias, em especial aquelas mais procuradas pelos clientes.

Por meio do acompanhamento devido dos indicadores de estoque, é possível definir quando exatamente um produto precisará ser recomprado , e em quais quantidades. E como já mencionado antes, você deve evitar o excesso de produtos na perfumaria, mas também evita a falta deles.

Mantendo o estoque em equilíbrio, evitam-se também as perdas, pois sabemos que os produtos de beleza têm prazo de validade. É preciso garantir o escoamento em tempo hábil, para evitar sua desvalorização devido à proximidade da data de validade, caso contrário o prejuízo poderá ser alto.

Mas, então, como se faz uma gestão de estoque eficiente?

Um dos primeiros passos para se fazer uma boa gestão de estoque em sua perfumaria é organizar fisicamente os produtos. Para facilitar a sua vida, recomenda-se criar critérios de endereçamento, e fazer a organização das mercadorias a partir dele. Desse forma, ninguém vai se “perder dentro de um labirinto”.

Importante também cadastrar cada item com um código que seja único, pois esse procedimento evita um problema bem corriqueiro em muitos estoques por aí: a duplicidade no inventário, ou simplesmente “furos” na hora de procurar uma mercadoria.

Certos indicadores também precisarão ser feitos para otimizar o dia a dia de um estoque. Os mais importantes são: rotatividade de cada mercadoria, fluxo de movimentação do estoque e saldo naquele período, produtos que tenham maior circulação, saldos em estoque e visão financeira de estoque.

Com esses indicadores, você terá uma visão mais clara de sua perfumaria, e de certas decisões (especialmente financeiras) que precisam, inevitavelmente, ser tomadas. Recomenda-se também o uso de softwares especializados em controle de estoque, pois eles integram processos e otimizam a gestão de uma maneira geral. Assim, riscos de erros e retrabalhos serão reduzidos ao mínimo.

Resumindo, a gestão de estoque em sua perfumaria é importante por vários motivos: garante uma saúde financeira para a loja, permite a tomada de decisões estratégicas (por exemplo, quais produtos do estoque podem fazer parte de promoções em datas festivas), e, por fim, possibilita um atendimento melhor ao cliente. Que, no fim das contas, é o principal objetivo.

Curtiu esse post? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!